A edição 2003 da Mercolog - Feira de Logística teve uma visitação de cerca de 12 mil pessoas entre profissionais de suprimento, produção e serviços, de âmbito nacional e internacional, governos, empresas públicas e privadas, pesquisadores e concessionárias de estradas. Para este ano a expectativa é de um público de aproximadamente 30.000 visitantes.

|
Ricardo Becerill |
Na palestra de lançamento, o diretor da Pla-Za, Plataforma Logística de Zaragoza, Ricardo Becerill falou aos profissionais de logística e empresários sobre os diferenciais do projeto espanhol. Para o executivo, o ponto mais importante é a disponibilidade de espaços, que corresponde a quatro vezes a área da maior plataforma em operação na Europa, localizada em Berlim.
Ressaltou ainda que os dois projetos estão localizados estrategicamente e funcionam como centros multimodais, reunindo acessos ferroviário, rodoviário e aéreo, que são considerados fundamentais para a implantação de uma plataforma de logística.
Neste evento, esteve presente a equipe comercial da Atlas RS, que foi conferir de perto as novidades do mercado de transporte e logística e interagir com atuais e potenciais clientes, bem como com seus parceiros de negócios.

|
Paulo Hofmann, Mauro Schlüter (IPELOG), Jaime Nazário e Everton Morais |
No encerramento, tomou a palavra o presidente da Mercolog, Humberto Busnello que finalizou: "...o objetivo da Mercolog é estabelecer um ambiente propício ao debate das alternativas de escoamento da produção nacional. A logística deve ser considerada na pauta de discussão das empresas, sendo importante em todos os segmentos, indústria, comércio e agronegócios".
- Plataforma Logística de Zaragoza (PLAZA) promete criar uma distribuição racional e ágil para os países da Europa
A Embaixada da Espanha em Brasília e o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Derex, apresentaram a Plataforma Logística de Zaragoza - PLAZA. A apresentação teve como principal objetivo mostrar a empresários, instituições e a todos os envolvidos com o comércio exterior, as vantagens da utilização desta plataforma, situada em Zaragoza, nordeste da Espanha como ponto estratégico de distribuição para os países da Europa.
A privilegiada infra-estrutura de transporte de Zaragoza foi citada como um diferencial exclusivo da plataforma, que estará situada num ponto estratégico de distribuição de produtos para o mercado europeu e área do Mediterrâneo. O evento contou com a presença de Javier Velasco, Conselheiro de Obras Públicas, Urbanismo e Transportes do Governo de Aragón e do Diretor Geral da Plaza, Ricardo Garcia Becerril.
Com previsão para entrar em operação em 2010, a PLAZA receberá até o final de sua construção investimentos da ordem de 2 milhões de Euros. "A plataforma será um centro intermodal de transportes que reunirá, além das áreas reservadas à construção de centros de armazenagem e distribuição, uma completa infra-estrutura de transporte ferroviário, rodoviário e aéreo que interligará os principais itinerários do Nordeste da Península Ibérica com o resto da Europa", explica Ricardo Garcial Becerril, diretor Geral da PLAZA.

Para ele, Zaragoza ocupa uma posição estratégica pois está próxima às seis áreas metropolitanas do Sudoeste europeu (Toulouse, Madrid, Valencia e Barcelona). "Estas cidades possuem uma grande concentração de população, desenvolvem intensa atividade econômica e apresentam alto nível de consumo", justifica Becerril.

Com área total de 12.063.674 metros quadrados, a plataforma logística de Zaragoza contará com um parque logístico intermodal ferroviário, com aproximadamente 793.864 metros quadrados. "Trata-se de uma área funcional para empresas e operadores logísticos com acesso direto à toda a malha ferroviária interna e externa à plataforma", conta Becerril.
A PLAZA terá uma área disponível de 2 milhões de metros quadrados para a construção de terminais intermodais tanto para operadores ferroviários públicos quanto privados ou ainda para a instalação de terminais com vocação definida, a exemplo dos portos secos.
A área disponível para a instalação de centros de distribuição e armazenagem é de 3.700.000 metros quadrados. A planta da plataforma logística de Zaragoza foi projetada para receber a instalação de centros de distribuição com no mínimo 2.500 metros quadrados e no máximo, 40 mil metros quadrados de área total, com até 10 metros de altura.
A plataforma logística contará com a infra-estrutura de apoio do Aeroporto Internacional de Zaragoza, que terá sua área de armazenagem ampliada em 700 mil metros quadrados e plataforma de estacionamento de aeronaves de 100 mil metros quadrados.
"Mais do que a infra-estrutura física, vamos oferecer também uma gama de serviços como zonas aduaneiras, áreas específicas para cargas perigosas, plataformas exclusivas para produtos agrícolas e para cargas a granel, além do monitramento de segurança e vigilância, tratamento de resíduos e serviços de telecomunicações", completa o diretor Geral da PLAZA.
- Governo do RS também planeja uma plataforma logística
O secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Jair Foscarini, entregará na embaixada da Espanha, em Brasília, o Termo de Referência para viabilização dos estudos da Plataforma Logística Multimodal. O documento servirá de embasamento para a contratação da empresa espanhola responsável pela construção da plataforma. O projeto visa o controle de todo o processo de produção e transporte dos produtos, reduzindo os custos. De acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria, engº Wilson Ghignatti, em 45 dias, técnicos do estado e da Espanha estarão desenvolvendo o trabalho.
No dia 12 de abril, o governo espanhol confirmou a parceria para a realização estudos de viabilidade de uma Plataforma Logística Multimodal no estado, conforme pedido encaminhado pelo governador Germano Rigotto, em visita realizada àquele país em setembro do ano passado. Para isso, os espanhóis liberaram recursos na ordem de 300 mil Euros.
De acordo com o documento enviado à Secretaria Estadual dos Transportes, a coordenação dos trabalhos fica a cargo de uma empresa espanhola e o escritório da embaixada, em Brasília, representará o Ministério da Economia da Espanha no processo seletivo. A partir daí, a Secretaria dos Transportes do Rio Grande do Sul elaborou o Termo de referência para contratação da empresa. A plataforma está inserida dentro do PET (Plano Estratégico dos Transportes), da Secretaria do estado, e representa a concentração, em um só lugar, de dois os mais modais de transportes, onde serão feitas as transferências de mercadorias, possuindo a infra-estrutura de indústrias que darão acabamento final aos produtos.
Fonte: News Log
Links:
Mercolog 2004: www.mercolog.com.br Pla-Za - Plataforma Logística de Zaragoza: www.plazadosmil.com |