Laurindo Brandelli, neto de imigrantes italianos que em 1887 se estabeleceram em Bento Gaonçalves/RS, produz e elabora vinhos finos de castas nobres, com a ajuda dos filhos Ademir e Márcio, enólogos, e Adelar e Alfonso, os vinhateiros, dando assim continuidade a uma tradição da família que passa de pai para filho aqui no Brasil há quatro gerações.
Desde 1991, a vinícola está constituída como empresa unicamente com membros da família e vinhedos próprios supervisionados pessoalmente pelo "Don" Laurindo.
Os finos vinhos Don Laurindo são produzidos num lugar maravilhoso chamado Vale dos Vinhedos que situa-se numa região sub-tropical temperada na Serra Gaúcha. Com as estações do ano bem definidas, a região apresenta formação de geadas intensas no inverno e períodos quentes no verão. A altitude em torno de 650 metros propicia a amplitude térmica tão desejável no período da maturação das uvas. A topografia se caracteriza por colinas e vales constantes que se conciliam com o solo fértil que influência positivamente na tipicidade dos vinhos.

Atualmente, a vinícola elabora 150.000 garrafas de vinhos e está construída em meio a parreirais da família, numa paisagem de amplos horizontes e belos contornos, que possui 500 m² de área.
As pipas de madeira de Grappia e as barricas de carvalho dividem o espaço com tanques de aço inoxidável, máquinas e equipamentos modernos e, com as lindas caves de pedra que guardam os vinhos engarrafados para envelhecimento.

|
Jaime Nazário, Adelar Brandelli e Laurino Raschiatore |
E foi por acaso que a Atlas passou a transportar os vinhos Don Laurindo. "Estávamos com deficiência no transporte e comentando com outra vinícola nos indicaram a Atlas. Nos informaram o telefone e solicitamos uma visita de um vendedor. Nos foi passada uma tabela e desde então estamos trabalhando com a Atlas Transportes, enviando cargas para todos os Estados do Brasil", afirma Caroline Moras, que junto com Magda Brandelli, administra os transportes.
Em recente visita, além de conhecer toda a vinícola, parreirais, pipas de envelhecimento e caves, Jaime Nazário e Laurino Raschiatore, auditor interno da Atlas Transportes e um italiano de nascença oriundo da cidade de Teramo, região de Abruzzi, que veio para o Brasil aos oito anos de idade, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o "Don" Laurindo, aproveitando a oportunidade para degustar os excelentes vinhos Reserva Branco Malvasia de Cândia, um Tinto Ancellotta e o especialíssimo Tinto Gran Reserva da safra de 2000 com Adelar Brandelli. A qualidade dos vinhos Don Laurindo é tão apreciada que até recebeu destaque em matéria divulgada pela TV Globo em 02/05/2004.
Vinícola Don Laurindo: www.donlaurindo.com.br |